-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 21200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Simon Menges
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bryant é um edifício de torre de uso misto de 32 andares localizado na esquina sudoeste do Bryant Park, um parque público de nove acres no centro de Manhattan. Rodeado por edifícios históricos, ele fica de frente para a Biblioteca Pública de Nova York ao norte e está situado perto do famoso Edifício Knox, no estilo Beaux-Arts, ao leste. O edifício compreende um hotel que se estende até o 14º andar, com residências particulares acima. Esses dois componentes são servidos por dois lobbies separados no nível da rua, com duas unidades comerciais adjacentes animando a frente da rua.
O edifício articula três partes distintas seguindo a composição tripartida tradicional da torre de Nova York: base, meio e coroa. A base ocupa toda a largura do terreno e contém um térreo com pé-direito duplo e os quatro primeiros níveis do hotel. Uma ocupação reduzida, juntamente com pé-direito alto para o bar e lounge do hotel, marcam o início da parte central. Este recuo cria um terraço ao ar livre acessível aos hóspedes do hotel e inquilinos residenciais, mantendo o padrão de elevação de edifícios médios e altos alternados ao longo da 40th Street. A coroa é estabelecida por espaços de pé-direito duplo para as duas coberturas no topo da torre.
Seguindo as condições da Comissão de Preservação de Marcos Históricos, a fachada relaciona-se com os edifícios históricos vizinhos, oferecendo uma interpretação contemporânea. A mistura de concreto contém agregados idênticos às variedades de pedra encontradas nas fachadas de alvenaria dos edifícios vizinhos. Essas lajes e colunas de concreto pré-moldado polido seguem uma composição de grade tectônica, conferindo ao edifício uma aparência clássica e firmando seu lugar na paisagem urbana.
A estrutura de concreto do edifício se estende para o interior das residências, reforçando um senso de identidade arquitetônica. O mobiliário sob medida esconde os espaços de armazenamento e eletrodomésticos enquanto divide os espaços, eliminando a necessidade de paredes divisórias, permitindo vistas ininterruptas ao redor do perímetro. As janelas do chão ao teto se abrem para varandas nas fachadas norte e sul de todas as residências, enquanto as coberturas têm pé direito duplo, terraços com colunatas com vista sobre a cidade e o parque.